Lusodidacta header

Extra Bold, Um Guia Feminista, Inclusivo, Antirracista, Não Binário Para Designers

37,10 €
33,39 €
Com IVA

Escrito de forma colaborativa por um time diverso de autôries, Extra Bold aborda questões práticas, históricas e conceituais do mercado de design relacionadas à inclusão e ao respeito à diversidade. Metade livro e metade gibi, zine, manifesto e guia de sobrevivência, o livro é repleto de vozes e histórias que não aparecem em outros livros sobre carreiras ou compêndios de design.

Edição: 1.ª

Chancela: Olhares

Autor(es): Ellen Lupton, Jennifer Tobias, Josh A. Halstead, Kaleena Sales, Farah Kafei, Leslie Xia e Valentina Vergara

Formato: 16 x 23 cm | 220 Páginas | Capa Mole

Quantidade

Sobre o Livro: Escrito de forma colaborativa por um time diverso de autôries, Extra Bold aborda questões práticas, históricas e conceituais do mercado de design relacionadas à inclusão e ao respeito à diversidade. Metade livro e metade gibi, zine, manifesto e guia de sobrevivência, o livro é repleto de vozes e histórias que não aparecem em outros livros sobre carreiras ou compêndios de design. Ele começa com ensaios que conectam o design ao feminismo, ao antirracismo, à inclusão de pessoas com deficiência e ao pensamento não binário. Histórias resumidas abrem o cânone do design a pessoas e práticas negligenciadas. Entrevistas, tipos de letra e projetos criados por dezenas de colaboradôries apresentam múltiplos pontos de vista, moldados por diferentes capacidades, identidades de gênero e origens raciais e étnicas. Útil e instrutivo, Extrabold explora as estruturas de poder e como transitar por elas. Entrevistas apresentam pessoas em diferentes estágios de suas carreiras, e esboços biográficos revelam a vida e a obra de figuras criativas marginalizadas pelo sexismo, pelo racismo, pelo capacitismo e por outros sistemas de exclusão. As ilustrações de Jennifer Tobias trazem calor e profundidade narrativa a cada capítulo.

Sobre os autôries: Ellen Lupton é designer gráfica, professora e curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewitt National Design Museum em Nova York. Autora de Pensar com tipos e O design como storytelling, também publicados pela Olhares. Jennifer Tobias é professora universitária e ilustradora; Josh A. Halstead é ativista do design para pessoas com deficiência; Kaleena Sales é ilustradora e professora de design; Farah Kafei, Leslie Xia e Valentina Vergara são designers.

Tradução: Maria Luísa de Abreu Lima Paz

9786588280706
1 Item

Referências específicas

Comentários (0)