

A presente obra propõe uma reflexão fundamentada, alicerçada na análise de narrativas artísticas e pedagógicas, explorando os contextos vivenciados tanto na função de artista-educador, no âmbito da educação não formal, como na de professor de arte ou atelierista, no contexto da educação formal.
Edição: 1.ª
Chancela: Essencial
Autor(es): André Fernandes
Formato: 14 x 21 cm | 207 Páginas | Capa mole
A presente obra propõe uma reflexão fundamentada, alicerçada na análise de narrativas artísticas e pedagógicas, explorando os contextos vivenciados tanto na função de artista-educador, no âmbito da educação não formal, como na de professor de arte ou atelierista, no contexto da educação formal. Ao longo dessa trajetória, as narrativas são construídas a partir de interseções que revelam diferentes formas de intervenção social através da arte, delineando uma metodologia centrada na tríade pedagógica composta pela arte, o brincar e a política social. O modelo de tríade apresentado, que articula a experiência artística, o lúdico e a política, constitui uma abordagem ampla e multifacetada para a análise pedagógica. Ao destacar a imaginação como uma força essencial e transformadora, sublinha-se a importância de uma educação que transcenda a mera transmissão de conhecimentos, promovendo o desenvolvimento integral do indivíduo por meio da arte e do brincar. Através das suas múltiplas linguagens, a arte possui o potencial de fomentar aprendizagens em diversas áreas do conhecimento, e este livro reflete essa perspectiva. Ao confrontar as narrativas investigadas com as bases teóricas que sustentam o estudo, novas linhas de pensamento e descobertas emergem, oferecendo contribuições relevantes para futuras investigações no campo e sinalizando um novo papel para a figura do atelierista na educação.
SOBRE O AUTOR
André Fernandes, é artista, professor e pesquisador, busca transitar entre os territórios da arte e da educação como quem desenha pontes entre o sensível e o aprendizado. Formado em Educação Artística, Artes Visuais e Pedagogia, é pós-graduado em Psicopedagogia e Mestre em Educação e Formação pela Universidade de Lisboa. Sua linha de pesquisa se tece na escuta , no encontro e na arte como expressão da condição humana.
Fundador do Quiosco Cultural Ateliê Itinerante, idealizou um projeto de experimentação artística-pedagógica que percorre centros culturais, ONGs, escolas e universidades, ampliando horizontes criativos. Como atelierista, atua no Brasil e no exterior , criando experiências artísticas para crianças, jovens , adultos e pessoas educadoras, promovendo processos de descoberta e transformação. Sua trajetória é marcada também pelo compromisso com a valorização social, integrando projetos culturais voltados à economia solidária e ao empreendedorismo criativo.
Referências específicas
Formato: 16.0 X 23.0
Formato: 17.5 X 25.0
Parveen Kumar/Michael Clark
Formato: 11.5 X 19.0
Formato: 17.5 X 25.0