

Resposta Humana ao Humor: Humor como Resposta Humana
JOSÉ, Helena
Formato: 12.0 X 18.5
Maria da Luz Melo
168 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2004
Hoje, parece existir uma grande unanimidade sobre a importância da comunicação nos serviços de saúde, mas na prática, do dia a dia, ela é com frequência valorizada. A falta de recursos humanos, é uma das razões apontadas pelos técnicos para explicar a sua desvalorização. Os doentes, por seu turno, queixam-se da crescente desumanização com que são tratados pelos serviços de saúde, mas frequentemente, adoptam atitudes de deferência e gratidão para com os técnicos de saúde, em relação aos quais predominam os comportamentos de obediência e o não fazer perguntas sobre a sua situação clínica.
Esta situação é altamente preocupante, conforme apontam as conclusões da investigação. Na verdade, os doentes informados tendem a aderir mais e as repercussões são positivas, não só a nível do doente mas, também, a nível do próprio funcionamento do serviço. Neste âmbito, a autora investigou o impacto da informação, em doentes internados para serem submetidos a uma intervenção cirúrgica. O estudo demonstrou que a maioria dos doentes não possuía informação sobre a sua situação clínica, principalmente, sobre a sua cirurgia. No entanto, os que se encontravam informados manifestaram um maior nível de satisfação face à informação fornecida e um menor nível de ansiedade.
Estes resultados, embora de acordo como os de estudos anteriores, não são, todavia, partilhados pelos técnicos de saúde, que defendem que o fornecimento de informação pode causar efeitos adversos no doente, nomeadamente aumentar a sua ansiedade, diminuir a sua adesão ao tratamento e aumentar as queixas sobre os efeitos secundários do tratamento.
Autora:
Maria da Luz Melo é licenciada em Psicologia, mestre em comunicação em saúde e doutoranda em psicologia clínica e da saúde. A sua actividade profissional tem se centrado na área da saúde, sendo actualmente docente da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada. Psicóloga clínica, docente e formadora tem privilegiado a comunicação como veículo primordial na prestação de cuidados de saúde qualificados.
JOSÉ, Helena
Formato: 12.0 X 18.5
Formato: 16.0 X 23.0
Serge Tixa/Bernard Edenegger
Formato: 18.0 X 25.5
Teresa Rebelo,Isabel Ferraz,Margarida Quaresma,Eliza Garci,Otíli
Formato: 14.0 X 21.0
DIAS, Mª Fátima
Formato: 18.5 X 23.5
Formato: 16.0 X 23.6
BAGAGEM, M. Purificação
Formato: 17.5 X 24.0
Formato: 21.0 X 28.0
Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa
Formato: 14.5 X 21.0
Formato: 19.8 X 28.0
KAYNE, Steven B.
Formato: 19.0 X 24.5
TAPPEN, Ruth
Formato: 20.0 X 25.0
Bernard Honoré
Formato: 14.0 X 21.0
Formato: 14.5 X 20.7
NUNES, Lucília
Formato: 15.5 X 23.0
Martha Elkin/Anne Perry
Formato: 21.5 X 28.5
NIGHTINGALE, Florence
Formato: 14.0 X 21.7
MATEUS, Bárbara Aires,
Formato: 14.5 X 20.8
MORRISON, Moya
Formato: 19.0 X 25.0
Parveen Kumar/Michael Clark
Formato: 11.5 X 19.0
WILSON, Jennie
Formato: 19.0 X 25.0