![imagem imagem](https://lusodidacta.pt/167-large_default/trabalho-de-fim-de-curso-trabalho-de-humanitude.jpg)
![imagem](https://lusodidacta.pt/320-home_default/formacao-e-desenvolvimento-profissional-dos-enfermeiros.jpg)
Formação e Desenvolvimento Profissional dos Enfermeiros
Maria de Guadalupe Mestrinho (Coordenadora)
Formato: 14.0 X 21.0
Walter Hesbeen
174 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2006
São muitas as orientações que podem ser dadas a um trabalho de fim de curso efectuado por quem estuda para ser enfermeiro ou quadro de saúde. O autor questiona a própria perspectiva desse trabalho, que ele considera dever constituir um contributo significativo para a qualidade do cuidado a prestar no seio de cada instituição dos sistemas de cuidados, na medida em que afasta o risco de banalização da pessoa.
Este contributo procede de uma dupla capacidade, que o estudante poderá desenvolver e afinar ao longo da realização do seu trabalho de fim de curso: por um lado, a capacidade, não de fazer investigação, mas sim de empreender uma busca com vista a apresentar um pensamento pessoal, livre, sensível e argumentado, que reflicta o seu trabalho de humanitude, ou seja, a sua caminhada de humano preocupado com a Humanidade; por outro lado, a de desenvolver, paralelamente, a sua cultura e o seu espírito científicos, que assentam primordialmente, não no recurso a este ou àquele método, mas sim na capacidade de levantar uma questão e trabalhá-la.
A presente obra não propõe receitas para ser bem sucedido neste exercício. O autor expõe antes uma reflexão exigente e sensível sobre este questionar e escrutinar, sobre a caminhada para uma prática de cuidados com sentido, que respeita e se preocupa com a pessoa, caminhada essa que começa na primeira hora do primeiro dia da formação e se revela no momento do trabalho de fim de curso, incitando o estudante a - no quadro da clínica pedagógica organizada pelos docentes - elaborar, procurar, investir e revelar um pensamento próprio.
Walter Hesbeen é enfermeiro e doutor em saúde pública pela Université catholique de Louvain (UCL-Bélgica), e laureado pela Fondation Van Goethem-Brichant para a reabilitação. Foi director dos serviços hospitalares do Centre neurologique William Lennox (Ottignies-louvain-la-Neuve, Bélgica); posteriormente foi professor na École nationale de santé publique (Rennes, França) e responsável pela Unité de recherche et développement da École La Source (Lausana, Suíça). Actualmente dirige o Institut La Source em Paris. É também membro fundador e chefe de redacção da revista Perspective soignante.
Maria de Guadalupe Mestrinho (Coordenadora)
Formato: 14.0 X 21.0
Formato: 15.0 X 23.0
Ana Paula da Conceição
Formato: 14.2 X 21.0
Formato: 21.5 X 27.5
HESBEEN, Walter
Formato: 14.5 X 20.8
DIAS, Mª Fátima
Formato: 18.5 X 23.5
MATEUS, Bárbara Aires,
Formato: 14.5 X 20.8
Max Abric/Paul Dotte
Formato: 21.5 X 28.6
Cláudia Pereira
Formato: 17.0 X 24.0
Hannah Cooke/Susan Philpin
Formato: 19.2 X 24.0
Cristina Marques-Vieira e Luís Sousa
Formato: 20.0 X 28.0
Marcia Stanhope/Jeanette Lancaster
Formato: 21.5 X 28.5
MONIZ, José Manuel N.
Formato: 14.5 X 21.0
Formato: 16.0 X 23.0
THIBAULT, Catherine
Formato: 16.0 X 24.0
Moorhead
Formato: 19.0 X 24.0
Maria da Luz Melo
Formato: 14.5 X 21.0
Sob a direcção de: WALTER HESBEEN: Pierre Campia/Michel Dupuis/
Formato: 14.0 X 21.0
Paula Sapeta
Formato: 14.0 X 21.0
Doenges
Formato: 18.3 X 23.5
Barbara J. Callaway
Formato: 15.0 X 23.0