A Competência Para o Cuidado Espiritual em Enfermagem
Ana Paula da Conceição
Formato: 14.2 X 21.0
Tavares, Patricia Pombo
264 Páginas
Capa Mole
ACOLHER BRINCANDO
A Brincadeira Terapêutica no Acolhimento de Enfermagem à Criança Hospitalizada
Brincar é um direito da Criança reconhecido na Convenção Internacional dos direitos da Criança, nas Nações Unidas e consagrado na Carta da Criança Hospitalizada onde, no Artigo 7.º, se lê que "o Hospital deve oferecer às crianças um ambiente que corresponda às necessidades físicas, efectivas e educativas, quer no aspecto do equipamento, quer no do pessoal e da segurança". (IAC. 2008).
Utilizar a brincadeira como intervenção terapêutica de enfermagem, com a intencionalidade de disponibilizar informações e programas de preparação para o internamento hospitalar às crianças e aos pais, seja ele planeado ou de emergência, e fornecer informação prévia aos procedimentos planeados, num formato inteligível à criança, não tem sido uma prática comum no nosso país. Pelo contrário, em países como o Reino Unido e o Brasil, o "brinquedo terapêutico" é ensinado, investigado e utilizado como um recurso diário na prática clínica em enfermagem pediátrica. Se outra razão não existisse, a divulgação desta intervenção inovadora seria motivo mais que suficiente para que este estudo académico tivesse que ser publicado sob a forma de livro.
Este texto disponibiliza aos enfermeiros Portugueses, e a todos os que se interessam pela temática da hospitalização da criança, a sistematização de uma série de conceitos que têm sido desenvolvidos e aplicados em contexto pediátrico e cuja pertinência esta investigação apoia. A prática clínica da enfermagem Pediátrica é, talvez, das áreas de exercício profissional em que as intervenções são mais inovadoras, mais baseadas na evidência e, no entanto, mais invisíveis. É chegado o tempo de colmatar esta lacuna. Este livro será um pequeno contributo para dar visibilidade à boa prática nos cuidados à criança hospitalizada, pois enfatiza uma abordagem contemporânea em Pediatria, valorizando uma participação activa e esclarecida nos cuidados de saúde, tanto da criança como da sua família.
A enfermagem é uma disciplina do conhecimento e o enfermeiro no seu exercício tem como foco de atenção o diagnóstico das respostas humanas à doença e aos processos de vida a partir do qual se concretiza um processo de cuidados profissional em parceria com a pessoa/cliente. Em Enfermagem Pediátrica os beneficiários destes cuidados são sempre a criança e a sua família, tendo como valores norteadores o reconhecimento da criança como ser vulnerável, a valorização dos pais como os primeiros prestadores de cuidados, a maximização do potencial de crescimento e desenvolvimento da criança, preservando, em qualquer situação, o bem-estar da criança e família (OE, 2010). Acreditamos que o livro que aqui se apresenta enaltece todos estes valores.
Ana Paula da Conceição
Formato: 14.2 X 21.0
RICE, Robyn
Formato: 19.0 X 24.0
David Palay/Jay Krachme
Formato: 19.5 X 24.0
Miguel Gomes
Formato: 14.0 X 21.0
JOSÉ, Helena
Formato: 14.5 X 20.9
Vários
Formato: 19.5 X 24.8
Ursula Heitz/Mima Horne
Formato: 11.0 X 19.0
PACHECO, Susana
Formato: 14.5 X 21.0
CUNHA, Emídio Lemos
Formato: 19.0 X 23.5
Christian Echinard/Jacques Latarjet
Formato: 19.0 X 24.5
Cathleen Opperman/Kathleen Cassandra
Formato: 21.3 X 28.6
Formato: 17.7 X 24.7
GALVÃO, Dulce
Formato: 14.5 X 20.8
Manuela Ferreira/Mª Olívia Dias
Formato: 14.5 X 21.0
Diogo, Paula
Formato: 15.0 X 23.0
CHAPLEAU, Will
Formato: 21.0 X 27.5
SHEEHY, Susan
Formato: 21.5 X 28.6
PEREIRA, Mª Adriana
Formato: 14.5 X 21.0
Marilyn J. Hockenberry/David Wilson
Formato: 21.5 X 27.5
David Palay/Jay Krachme
Formato: 19.5 X 24.0