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Tavares, Patricia Pombo
264 Páginas
Capa Mole
ACOLHER BRINCANDO
A Brincadeira Terapêutica no Acolhimento de Enfermagem à Criança Hospitalizada
Brincar é um direito da Criança reconhecido na Convenção Internacional dos direitos da Criança, nas Nações Unidas e consagrado na Carta da Criança Hospitalizada onde, no Artigo 7.º, se lê que "o Hospital deve oferecer às crianças um ambiente que corresponda às necessidades físicas, efectivas e educativas, quer no aspecto do equipamento, quer no do pessoal e da segurança". (IAC. 2008).
Utilizar a brincadeira como intervenção terapêutica de enfermagem, com a intencionalidade de disponibilizar informações e programas de preparação para o internamento hospitalar às crianças e aos pais, seja ele planeado ou de emergência, e fornecer informação prévia aos procedimentos planeados, num formato inteligível à criança, não tem sido uma prática comum no nosso país. Pelo contrário, em países como o Reino Unido e o Brasil, o "brinquedo terapêutico" é ensinado, investigado e utilizado como um recurso diário na prática clínica em enfermagem pediátrica. Se outra razão não existisse, a divulgação desta intervenção inovadora seria motivo mais que suficiente para que este estudo académico tivesse que ser publicado sob a forma de livro.
Este texto disponibiliza aos enfermeiros Portugueses, e a todos os que se interessam pela temática da hospitalização da criança, a sistematização de uma série de conceitos que têm sido desenvolvidos e aplicados em contexto pediátrico e cuja pertinência esta investigação apoia. A prática clínica da enfermagem Pediátrica é, talvez, das áreas de exercício profissional em que as intervenções são mais inovadoras, mais baseadas na evidência e, no entanto, mais invisíveis. É chegado o tempo de colmatar esta lacuna. Este livro será um pequeno contributo para dar visibilidade à boa prática nos cuidados à criança hospitalizada, pois enfatiza uma abordagem contemporânea em Pediatria, valorizando uma participação activa e esclarecida nos cuidados de saúde, tanto da criança como da sua família.
A enfermagem é uma disciplina do conhecimento e o enfermeiro no seu exercício tem como foco de atenção o diagnóstico das respostas humanas à doença e aos processos de vida a partir do qual se concretiza um processo de cuidados profissional em parceria com a pessoa/cliente. Em Enfermagem Pediátrica os beneficiários destes cuidados são sempre a criança e a sua família, tendo como valores norteadores o reconhecimento da criança como ser vulnerável, a valorização dos pais como os primeiros prestadores de cuidados, a maximização do potencial de crescimento e desenvolvimento da criança, preservando, em qualquer situação, o bem-estar da criança e família (OE, 2010). Acreditamos que o livro que aqui se apresenta enaltece todos estes valores.
BERGER, Louise
Formato: 21.5 X 28.5
HOEMAN, Shirley P.
Formato: 21.0 X 28.0
Diogo, Paula
Formato: 15.0 X 23.0
Formato: 14.5 X 20.7
Helen J. Streubert / Dona Rinaldi Carpenter
Formato: 16.0 X 23.5
TAPPEN, Ruth
Formato: 20.0 X 25.0
COUVREUR, Chantal
Formato: 15.0 X 23.0
Tânia Raposo
Formato: 12.5 X 19.0
WELLER, Barbara F.
Formato: 11.5 X 19.0
RISPAIL, Dominique
Formato: 14.8 X 21.0
SERRA, Miguel Nunes
Formato: 14.5 X 20.8
Formato: 16.0 X 23.0
Marcia Stanhope/Jeanette Lancaster
Formato: 21.5 X 28.5
Ana Paula da Conceição
Formato: 14.2 X 21.0
TAPPEN, Ruth
Formato: 20.0 X 25.0
WATSON, Jean
Formato: 15.5 X 23.2
Ana Mª Jorge
Formato: 14.5 X 21.0
CHAPLEAU, Will
Formato: 21.0 X 27.5
PEREIRA, Mª Adriana
Formato: 14.5 X 21.0