Formação e Desenvolvimento Profissional dos Enfermeiros
Maria de Guadalupe Mestrinho (Coordenadora)
Os estudos que se apresentam nesta coletânea sustentam-se em diversas investigações sobre o desenvolvimento profissional e a formação em enfermagem com o foco nas mudanças que têm vindo a verificar-se neste campo disciplinar e profissional, as quais representam processos transversais a essas dimensões.
Formato: 14,5 x 21 cm
293 Páginas
Capa Mole
Os estudos que se apresentam nesta coletânea sustentam-se em diversas investigações sobre o desenvolvimento profissional e a formação em enfermagem com o foco nas mudanças que têm vindo a verificar-se neste campo disciplinar e profissional, as quais representam processos transversais a essas dimensões. Para se alcançar a inteligibilidade, no quadro do desenvolvimento profissional e da formação, mobilizam-se as perceções dos enfermeiros sobre as mudanças no campo da saúde e na cultura profissional da enfermagem, sobre os seus saberes, as suas práticas, valores e competências de formação, bem como os seus contributos para a construção da cidadania em saúde. Percorrem-se as etapas de formação que se reconfiguram nos espaços e tempos de formação inicial, de indução profissional, de formação pós-graduada e em contextos de trabalho, que se consideram marcos do desenvolvimento profissional e de uma prática que se pretende diferenciada. A diversidade das situações profissionais e as dinâmicas dos contextos de trabalho são dimensões complexas que têm subjacentes lógicas formativas influenciadas pelas culturas individual, coletiva e organizacional onde os enfermeiros exercem a sua atividade profissional. Interessou, também, perceber que ligação existe entre as conceções dos estudantes de enfermagem sobre o que é a cidadania, a relação desta com a saúde, no decurso do processo formativo e, o modo como esses sentidos se aproximam ou distinguem das formulações sobre cidadania quando veiculadas por profissionais já no exercício da sua profissão. Os trabalhos de investigação que se apresentam traduzem uma reflexão, de docentes e enfermeiros da prática clínica, sobre a enfermagem, a formação e a investigação com vista a uma melhor compreensão dos processos de formação e de desenvolvimento profissional e com o objetivo de que esta possa contribuir para uma aproximação àqueles a quem são prestados cuidados de saúde. A enfermagem, enquanto domínio científico, engloba também uma leitura crítica sobre o modo como se desenvolve a formação, a profissão e uma análise sobre como se processa o desenvolvimento profissional dos enfermeiros e os processos de afirmação de cidadania em saúde.
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