

A Oculta Face do Coma - O despertar do desconhecido
Ana catarina Monteiro/Cristiana Oliveira/Cristy Pereira/Joana
Formato: 14.0 X 21.0
Bárbara Aires Mateus
242 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2007
A Emergência Médica desenvolveu-se a partir das necessidades da prestação de socorro às vítimas durante os conflitos militares, na Europa e nos EUA, dando os primeiros passos nos modelos, ainda hoje seguidos: "Scoop and Run" e "Stay and Play". Durante a segunda metade do séc. XIX, estes modelos foram adaptados à sociedade civil. O advento, em Portugal, do que é hoje entendido como Emergência Médica, deu-se em 1965, com a criação de um serviço de prestação de primeiros socorros. Em 1971, criou-se o SNA e em 1981, o INEM, que tem vindo a desenvolver subsistemas que visam dar resposta adequada às necessidades da população. Portugal, à semelhança de outros países, adoptou práticas híbridas de actuação, seguindo o modelo "Play and Run".
Os diferentes modelos, possuem intervenientes com competências distintas resultantes de níveis de formação diferentes e da existência de protocolos de actuação. Assim, em todos os modelos existem médicos e paramédicos, sendo Portugal, dos poucos países, que conta de forma regular com a participação de enfermeiros na prestação de cuidados pré-hospitalares. Para a eficácia e eficiência do Sistema Integrado de Emergência Médica, é necessário e urgente que todos vejam as suas competências clarificadas. Os enfermeiros, viram recentemente definido o conteúdo funcional específico para a emergência médica e os médicos possuem já a competência em emergência médica. Falta, inequivocamente, a profissionalização dos Tripulantes de Ambulância de Socorro. Esta obra, fruto de muitos anos de dedicação à emergência médica e de um exaustivo trabalho de campo, pretende definir com precisão, as competências dos TAS garantindo maior qualidade no socorro pré-hospitalar.
Bárbara Aires Mateus, Enfermeira, Socióloga, Mestre em Comunicação em Saúde. Exerceu funções no Hospital de Curry Cabral até 1991, na Comissão de Planeamento da Saúde de Emergência (CPSE) e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de 1991 a 2001. Professora Auxiliar na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, de 1999 a 2003. Directora do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches e Professora Auxiliar na ERISA, desde 2002.
Ana catarina Monteiro/Cristiana Oliveira/Cristy Pereira/Joana
Formato: 14.0 X 21.0
Marília Pais Viterbo de Freitas
Formato: 14.5 X 22.0
CABETE, Dulce
Formato: 14.5 X 21.0
Formato: 25.0 X 36.0
Raymond Abrezol
Formato: 14.5 X 20.9
Jim Kane/Carmen G.Warner
Formato: 15.0 X 23.0
Helena Silva
Formato: 14.2 X 21.0
Isaura Maria Bata Henriques Peixoto
Formato: 14.0 X 21.0
WATSON, Roger
Formato: 19.5 X 24.0
Formato: 14.2 X 21.0
Jean V.Craig/Rosalind Smyth
Formato: 15.5 X 23.5
Eliane cintra/Vera Nishide/Wilma Nunes
Formato: 19.0 X 27.5
Doenges
Formato: 18.3 X 23.5
Arne Shaffler/Nicole Mench
Formato: 19.0 X 24.0
Martha Elkin/Anne Perry
Formato: 21.5 X 28.5
Kim Manley/Loretta Bellman
Formato: 21.5 X 28.5
Marilyn J. Hockenberry/David Wilson
Formato: 21.5 X 27.5
TROTT, Alexander
Formato: 19.0 X 25.0
LEAL, Teresa
Formato: 14.5 X 21.0
SHEEHY, Susan
Formato: 21.5 X 28.6