A Construção do Currículo no Ensino de Enfermagem
Mª Conceição B.Correia
132 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2004
O curriculum constitui o elemento estruturador de um (per)curso, como organizador de disciplinas, de conteúdos e da actividade de professores e de alunos num ciclo de ensino ou num curso. Representa ainda a apresentação pública e a estrutura de uma área, como sistemática das matérias, definindo ainda o seu alcance - um determinado perfil profissional ou função social.
Assim, este livro trata do curriculum em Enfermagem. Face a uma grande insatisfação perante velhas crenças sobre o que é a Enfermagem, em que o paradigma da doença e do tratar tem imperado, Maria da Conceição Correia, docente da Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Beja, questiona a forma como os curricula de Enfermagem são concebidos e estruturados, a partir do acompanhamento de dois estudos de caso.
Este livro, produto elaborado da sua tese de mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular e Avaliação, efectuado na Faculdade de Motricidade Humana, da Unidade Técnica de Lisboa, insere-se na área designada por curriculum praxeology, tentando iluminar processos raramente visíveis ou explicitados, na medida em que são empreendimentos localizados no interior das instituições e, na maior parte das vezes, produto de comissões provenientes de grupos e/ou personalidades heterogéneas em convicções e em interesses. Assim sendo, para além de este processo não produzir nem história nem conforto com a teoria, é também palco de pressões e de equilíbrios negociados entre grupos e/ou personalidades - o curriculum torna-se, muitas vezes, numa "manta de retalhos" no interior das instituições.
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