Lusodidacta header
imagem
  • imagem

A Informação à Família na Unidade de Cuidados Intensivos

15,90 €
12,72 €
Com IVA

Anabela Mendes

Quantidade

Formato: 14,8 x 21 cm
264 Páginas
Capa Mole

É abundante a evidência científica sobre as necessidades da família das pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) como evidenciou a revisão sistemática que a autora deste livro, Anabela Mendes, realizou na primeira etapa do seu estudo que evidenciou três tipos de necessidades: Ser capacitada, Criar laços e Ser informada.
Foi este o ponto de partida para a investigação que aqui se apresenta e que visa responder à pergunta: Qual é o lugar que a necessidade de informação ocupa na experiência vivida pela família da pessoa adulta na UCI?
Através de um estudo fenomenológico em participaram 21 membros da família de 17 doentes adultos internados em UCI, e que partilharam com a Professora e experiente enfermeira intensivista Anabela Mendes, foi possível fazer emergir o significado da informação nesta experiência vivida: A informação com um conteúdo acessível, verdadeira, oportuna e assídua, detalhada e concreta, permite tomar consciência e DESALOJAR O DESASSOSSEGO.
A quem interessa este livro? Este livro é de leitura obrigatória para profissionais de saúde, particularmente enfermeiros, que exercem a sua prática clínica em cuidados intensivos, mas também para professores e estudantes de enfermagem, pois formula imensas sugestões de como incorporar este conhecimento na formação académica dos enfermeiros.
Finalmente a leitura desta obra por pessoas que vivem, ou viveram esta experiência enquanto membros da família, pode ser uma forma de “validar ou normalizar as respostas emocionais” que eles próprios experienciam, ou experienciaram, ao confirmarem que a sua vivência é partilhada por tantos outros e não estão sós no seu sofrimento. Boa leitura!

In prefácio, Prof.ª Doutora Maria do Céu Barbieri Figueiredo
 

9789898075505

Referências específicas

Comentários (0)