Lusodidacta header

Espécies Exóticas, Uma Ameaça?

14,84 €
11,87 €
Com IVA

Na natureza, a movimentação de plantas e animais pelo planeta sempre existiu. No entanto, essa grande "mistura planetária" de seres vivos se acelerou consideravelmente nas últimas décadas com o crescimento das atividades humanas na Terra. 

Edição: 1.ª

Chancela: Olhares

Autor(es): Francis Hallé, Gilles Clément e François Letourneux

Formato: 13 x 20 cm | 132 Páginas | Capa Mole

Quantidade

Sobre o livro: Na natureza, a movimentação de plantas e animais pelo planeta sempre existiu. No entanto, essa grande "mistura planetária" de seres vivos se acelerou consideravelmente nas últimas décadas com o crescimento das atividades humanas na Terra. A velocidade dos transportes, o aumento de possíveis encontros, de naturalizações, de hibridizações... Tudo isso causa transtornos ambientais e também oportunidades para novos "ecossistemas emergentes' que surgem desses confrontos entre espécies nativas e exóticas. Enquanto uma parte da diversidade biológica é prejudicada, outra se beneficia. Este livro é resultado do encontro de Gilles Clément, Francis Hallé e François Letourneux em uma conferência para uma troca de ideias sobre o assunto. Um debate informal de alto nível, fascinante e às vezes provocativo ocorreu entre esses três pontos de vista sobre a mistura planetária. Seria um mecanismo comum da evolução? Quais são essas plantas e animais que chamamos de "exóticos"? Eles devem ser controlados? Como? E qual deve ser o papel do ser humano em tudo isso?

Sobre o autor Francis Hallé é botânico, biólogo e especialista em árvores e florestas tropicais. Conhecido pela expedição Radeau des cimes (1986), nela explorou o dossel (cobertura superior da floresta formada pelas copas das árvores ) das florestas do mundo com a ajuda de um balão de ar quente. Uma extraordinária aventura humana e científica que transformou profundamente nosso conhecimento das plantas em sua forma arbórea. É autor de vários livros sobre o assunto.

Sobre o autor Gilles Clément é um jardineiro, paisagista, botânico, biólogo e escritor francês. É autor de vários conceitos importantes no estudo do paisagismo do final do século XX e início do século XXI, como, ‘jardim móvel’, ‘jardim planetário’ e ‘terceiro cenário’.

Sobre o autor François Letourneux se dedica, há 40 anos, à proteção dos ambientes naturais. Ele é presidente do comitê francês da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e foi o primeiro Diretor de Proteção da Natureza no Ministério do Meio Ambiente francês, de 1992 a 2004, o Conservatoire du Litoral. Engenheiro florestal formado, dirigiu também a rede de parques naturais regionais em Nord-Pas-de-Calais.

Tradução: Maria Luisa de Abreu Lima Paz

Revisão técnica: Carlos Eduardo Grelle

Revisão: Acácia Montagnolli

9786588280751
1 Item

Referências específicas

Comentários (0)