Lusodidacta header

Horizonte Ampliado - Design Moderno Brasileiro

91,16 €
82,04 €
Com IVA

Livro de autoria do historiador Jayme Vargas e do fotógrafo Ruy Teixeira reúne galerias e coleções nacionais e internacionais para traçar um panorama da recente valorização da produção moderna brasileira de móveis.

Janeiro 2024

Edição: 1.ª

Chancela: Olhares

Autor(es): Ruy Teixeira e Jayme Vargas

Formato: 23 x 30 cm | 272 Páginas | Capa Dura

Quantidade

Sobre o livro: Livro de autoria do historiador Jayme Vargas e do fotógrafo Ruy Teixeira reúne galerias e coleções nacionais e internacionais para traçar um panorama da recente valorização da produção moderna brasileira de móveis Com textos e ensaios fotográficos sobre 31 coleções e galerias dedicadas ao design moderno brasileiro, o livro Horizonte ampliado – design moderno brasileiro coloca em evidência o modo como este patrimônio material é percebido hoje. Uma percepção que foi sedimentada no decorrer das décadas que se passaram, desde seu período originário, e que identifica essa produção como parte essencial das trajetórias modernizantes do Brasil do século XX. Suas páginas revelam ainda o amadurecimento dos entornos que permeiam o móvel moderno brasileiro na atualidade, como demonstram a alta qualificação e a visão histórica presentes nos acervos de colecionadores e galeristas retratados na obra. Além das principais galerias brasileiras especializadas e da parceria com a Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro, que representa parte delas, o livro conta também com a participação de importantes casas estrangeiras que trabalham com o móvel brasileiro, refletindo a inserção internacional do tema. Ao reunir e apresentar de forma paralela esses pontos de vista e atuações protagonistas da história recente, a obra demonstra como peças assinadas por nomes que hoje são considerados ícones de nosso design, como Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, Sergio Rodrigues, José Zanine Caldas e Jorge Zalszupin, experimentaram, ao longo das últimas duas décadas, a consolidação de seu reconhecimento e uma valorização exponencial. Entre os participantes, são contadas dez galerias nacionais, instaladas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, algumas delas também voltadas para o mercado externo, e seis internacionais, em Milão, Nova York, Paris, Londres, Los Angeles, Zurich e Miami. A revisão de suas trajetórias desvenda a dinâmica redescoberta do móvel moderno brasileiro, além de como se adaptaram à ampliação do mercado e à consequente necessidade de aprofundar os conhecimentos disponíveis sobre o tema, em geral agregando pesquisa empírica e promoção cultural à atividade comercial. O livro retrata também 15 coleções e os diálogos com elas serve à exploração das facetas do colecionismo contemporâneo de design, um aspecto relevante em seu contexto atual

Sobre os autores:

Jayme Vargas: Curador independente e historiador formado pela Universidade de São Paulo. Por mais de vinte anos tem pesquisado o mobiliário moderno brasileiro, tendo realizado cursos, palestras, textos e curadoria. É coautor, com o fotógrafo Ruy Teixeira, do livro Desenho da utopia (Olhares, 2016), finalista do Prêmio Jabuti em 2017. É autor também dos livros Percival Lafer - Design, indústria e mercado (Olhares, 2018) e Gregori Warchavchik - Design e vanguarda no Brasil (Olhares, 2019). Atualmente ocupa a presidência da AMDMB - Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro.

Ruy Teixeira: Fotógrafo, jornalista, por 25 anos viveu em Milão, onde passa da fotografia de moda para o mercado de design e arquitetura. Na sua permanência europeia, colabora com arquitetos, galerias, marcas e revistas internacionais. Ao retornar ao Brasil realiza com o historiador Jayme Vargas o livro Desenho da utopia (Editora Olhares, 2016). Em 2018, vence o Prêmio Jabuti, categoria Livro de Artes (Editora Martins Fontes). Tem o foco do seu trabalho na conexão entre arte, design e arquitetura.

9786588280812
1 Item

Referências específicas

Comentários (0)