

Mitos da Parentalidade - Livrando os Pais da Culpa Infundada
Formato: 14.0 X 21.0
Zaida Muxí repassa neste livro o papel histórico das mulheres na produção e no pensamento da arquitetura e do urbanismo. E reflete sobre como essa presença – e sobretudo, a ausência recorrente da perspectiva feminina – impacta nos espaços em que vivemos. Do desenho à política urbana e habitacional e ao debate de novas ideias, o livro trata a casa e a cidade como representações das esferas privada e pública
Edição: 1.ª
Chancela: Olhares
Autor(es): Zaida Muxí Martínez
Formato: 15 X 21 cm | 316 Páginas | Capa Mole
Zaida Muxí repassa neste livro o papel histórico das mulheres na produção e no pensamento da arquitetura e do urbanismo. E reflete sobre como essa presença – e sobretudo, a ausência recorrente da perspectiva feminina – impacta nos espaços em que vivemos. Do desenho à política urbana e habitacional e ao debate de novas ideias, o livro trata a casa e a cidade como representações das esferas privada e pública. A casa como metáfora da arquitetura, a cidade como síntese das ações humanas. Discutir sob o ponto de vista feminino implica a desconstrução da historiografia oficial, desvendando a falsa universalidade da transmissão de conhecimentos e da construção de relatos históricos. Como em outros âmbitos do saber, das artes, da ciência e da política, as mulheres não se encontram em condição de igualdade, nem sequer representadas em ordem de igualdade por mérito. Por isso, é necessário revisitar a história da arquitetura e das cidades para reescrevê-la, agora com seu protagonismo definitivo.
"Para nós, aqui no Brasil, é um privilégio poder contar com esta tradução, que inclui duas de nossas grandes personagens – Carmen Portinho e Lina Bo Bardi – e abre um canal de interlocução e pesquisa, alargando o caminho para a construção de novas narrativas."
Catherine Otondo e Renata Coradin
"Formativo, informativo e didático, é um livro necessário e muito bem-vindo."
Ruth Verde Zein
"É possível a superação do patriarcado? [...] Quebrar esse processo passa pela necessidade de que a perspectiva feminista seja visível. Zaida Muxí avança extraordinariamente nessa direção ao iluminar a presença das mulheres, pioneiras imprescindíveis na narração histórica de tamanho esforço de superação."
Víctor Pérez Escolano
"Por que é necessário ler este livro? Porque é um livro de história que é um livro sobre o presente. Serve para que possamos entender as dificuldades que as pioneiras enfrentaram e o extraordinário esforço empenhado na superação dessas dificuldades. Esses fatos aconteceram no passado, mas muitas de nós ainda os experimentamos na atualidade. Como mulheres, o conteúdo apresentado nos convida a pertencer a uma tradição que nos foi negada.""
Inés Moisset
"Mulheres, casas e cidades é um trabalho fundamental para a reescrita da história da arquitetura e do urbanismo por meio de narrações inéditas – até agora silenciadas – nas quais as protagonistas são as mulheres."
Ana Tostões
Formato: 14.0 X 21.0
Formato: 17.5 X 25.0
Formato: 17.0 X 24.0
Formato: 17.5 X 25.0
Vários
Formato: 14.5 X 22.5
ABIVEM, Maurice
Formato: 22.0 X 28.0
Ana P. Cunha/Liliana Mota
Formato: 15.0 X 21.0
PÁDUA, Mário
Formato: 21.5 X 28.2
Formato: 175.0 X 25.0
Vários
Formato: 12.5 X 19.0
WATSON, Roger
Formato: 19.5 X 24.0